sexta-feira, 16 de novembro de 2018

PORTO VINTAGE 2016


O ano de 2016 revelou-se uma excelente colheita para declarar Porto Vintage. A declaração foi clássica, isto é, a maioria das casas produtoras declarou este ano como merecedor de se juntar a um conjunto restrito de grandes vinhos que ajudam a contar a imensamente rica história do Vinho do Porto. 

Porém, a colheita de 2016 não foi nada fácil, revelando dificuldades que exigiram profundo conhecimento por parte das equipas de enologia. Produção muito baixa em ano de calor, diga-se essencial para se atingir os níveis de maturação perfeito. Por outro lado, os níveis de taninos e de intensidade de cor permitiram às casas produtoras assumir a decisão mais difícil... 

Estamos perante um grande ano clássico de Vintage! Profundidade de cor fantástica aliada a uma definição de fruta invulgar. Taninos macios desde um primeiro momento cooperando com uma frescura assinalável contribuem para a assunção de um ano maior!

A crítica internacional rendeu-se à grandeza do ano. Wine Spectator, Robert Parker, James Suckling entre outros centraram as suas pontuações entre os 95 e os 100 pontos!